Quais são as maiores aeronaves do mundo?

Quais são as maiores aeronaves do mundo?

Existem vários tipos de aviões, para as mais diversas finalidades, tais como transporte de passageiros, uso militar, exibição, e transporte de cargas. Estes últimos são preparados para transportar cargas dos mais variados tipos, tamanhos e pesos. Os aviões cargueiros fogem um pouco do padrão dos aviões convencionais.

Pelas proporções gigantescas e também pelo design diferente das aeronaves comuns, tornam-se objetos da curiosidade de quem admira essas maravilhas modernas. A seguir listaremos alguns modelos curiosos e suas características mais marcantes:

Antonov AN-225 Mriya

Esse modelo é considerado o maior avião do mundo. Ele vem de uma família de cargueiros, muito tradicional, e a grande maioria dos modelos foi produzida pela antiga União Soviética. O modelo mais recente, porém, tem origem na Ucrânia. O Antonov AN-225 Mriya pesa impressionantes 225 toneladas quando está vazio.

Ele pode decolar carregado com peso total de 640 toneladas, sendo que quase metade desse peso refere-se ao seu combustível. Para termos uma ideia, são necessários 95.000 litros de querosene para que esta aeronave realize um voo de 5.000 quilômetros. Outro recorde deste gigante diz respeito ao seu tamanho: ele mede 84 metros de comprimento.

Seu trem de pouso é composto por 32 rodas, sendo quatro na frente e 28 na parte principal! Um traço marcante desse monstro é que ele é equipado com seis poderosas turbinas, que geram empuxo de 70.000 cavalos potência cada uma.

Ao vê-lo pousado é difícil acreditar que ele consiga sair do chão! Poucos aeroportos no mundo estão aptos a recebê lo, devido a seu enorme tamanho. Quando está com carga máxima, ele precisa de uma pista com pelo menos 3 quilômetros de extensão para decolar. Para pousar com segurança, é necessário que o aeroporto tenha uma pista com no mínimo 3,4 quilômetros.

Suas decolagens e aterrissagens são um verdadeiro show, que atrai multidões de pessoas aos aeroportos pelos quais ele passa. O modelo AN-225 Mriya foi desenvolvido em apoio ao antigo programa espacial da União Soviética, nos anos 80. Tinha como missão servir como plataforma de testes para o ônibus espacial soviético, Buran. Seu primeiro vôo ocorreu em 1988 e ele foi pouco utilizado, devido ao fim do regime socialista. Foi aposentado e retornou mais tarde, com a função de um super cargueiro!

Boeing 747-8

Este outro fantástico modelo de avião, versão moderna do clássico Jumbo, fez seu primeiro vôo em fevereiro de 2010. Foi criado em substituição ao 747-400, modelo de sucesso da empresa. Ele possui impressionantes 76,3 metros de comprimento e tem capacidade para embarcar até 605 ocupantes.

Na versão cargueiro, tem capacidade de transportar até 137 toneladas, podendo decolar com peso máximo de 346.091 quilos.

Porém este modelo possui altos custos de operação e consumo de combustível, e não fez tanto sucesso como os modelos antecessores.

Com poucos pedidos, a fabricante cogita encerrar a produção do modelo, visto que o mercado está bastante restrito para aeronaves com quatro motores, como é o caso deste magnífico avião.

Airbus Beluga

O curioso formato estrutural desta aeronave tem uma razão especial.

Este modelo adaptado do Airbus A300 possui uma estrutura mais larga e mais alta no seu topo, com entrada de carga pela parte frontal.

Ele foi projetado com o objetivo de transportar peças de outras aeronaves, cujos fabricantes situavam-se entre países como França, Reino Unido, Espanha e Alemanha.

Devido ao formato foi batizado em homenagem à baleia Beluga.

Boeing C-17 Globemaster III

Este modelo foi produzido pelos Estados Unidos para fins estratégicos e táticos militares. Seu uso comercial iniciou-se em 1995, e sua fabricação é mantida até os dias atuais.

Com peso de 128.100 quilos pode transportar até 77.519 quilos. Mede 53 metros de comprimento e possui 52 metros de envergadura! A limusine presidencial norte-americana é transportada por um destes fantásticos modelos.

Boeing 747 Dreamlifter

Medindo 71,6 metros de comprimento, com um tipo de corcunda na fuselagem e porta de acesso traseira com abertura lateral, foi projetado para o transporte de grandes peças do jato 787, entre as fábricas da empresa nos Estados Unidos. Com capacidade para carregar até 113 toneladas, o avião pode decolar com peso máximo de 364.235 quilos!

Airbus A-380

Único avião com dois andares de assentos e considerado o maior avião de passageiros do mundo. Está entre os aviões mais pesados que já voaram, e pode decolar com peso máximo de 575 toneladas. É apenas superado pelo Antonov AN-225 Mriya, neste quesito. Este gigante quadrimotor possui 72,7 metros de comprimento.

Se fosse projetado apenas para transportar uma única classe de passageiros, poderia embarcar mais de 800 pessoas. Porém, em seu layout típico, acomoda 540 assentos, uma marca impressionante!

Infelizmente a falta de clientes interessados no A380 fez com que a empresa encerrasse sua carreira comercial, devendo sua produção se encerrar em 2021 quando terminarem as encomendas, já feitas pelas companhias aéreas.

Como podemos ver, desde a invenção do avião até hoje, muita coisa mudou. A tecnologia empregada nas modernas aeronaves demonstra o quanto avançamos em pouco mais de cem anos, desde que as primeiras aeronaves decolaram.

E tudo isso graças a homens que um dia ousaram sonhar em voar como os pássaros, ainda que isso pudesse parecer algo impossível de alcançar!

José F. H. Ortiz

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: