O maior edifício do mundo

O maior edifício do mundo

Imagine uma torre com oitocentos e vinte e oito metros de altura. Por incrível que pareça ela existe, e está localizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Estamos falando de Burj Khalifa.

A palavra burj, em árabe, significa torre. O Burj Khalifa ou Torre do Khalifa, foi construído com a participação de trinta países e envolveu mais de doze mil pessoas em sua construção. Aliás o nome original da torre seria Burj Dubai, se não fosse o empréstimo bilionário feito pelo Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi. Isso evitou que o emirado de Dubai desse o calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.

A obra foi orçada em um bilhão e quinhentos milhões de dólares e sua construção teve início em 21 de setembro de 2004 e término em 04 de janeiro de 2010. O arquiteto responsável pela obra é Adrian Smith e a construção foi desenvolvida pela Samsung Engineering & Construction, da Coréia do Sul. Com cento e sessenta andares, detém o título de edifício mais alto do mundo! Sua arquitetura impressiona, e foi inspirada na flor de lótus. A torre conta com apartamentos residenciais, andares corporativos e o luxuoso Hotel Armani, cuja diária pode chegar a custar R$ 11.000,00.

O hotel conta com cento e sessenta quartos e cento e quarenta e quatro residências de luxo. Diversos processos especiais foram criados para permitir a execução da obra e garantir a segurança do projeto. Uma nova bomba de concreto de alta pressão foi criada pela empresa alemã Putzmeister, chamada de BSA 14000 SHP-D. Também foram usados três guindastes de torre durante a construção dos níveis superiores, e cada um tinha capacidade de suspender uma carga de vinte e cinco toneladas.

Para suportar o peso da torre, em sua fundação foram empregados mais de quarenta e cinco mil metros cúbicos de concreto, além de aço, o que superou a marca de cento e dez mil toneladas de peso. Com a quantidade de aço utilizada na construção desta obra, seria possível construir uma ponte que atravessaria ¼ do planeta Terra. O concreto utilizado continha misturas especiais para suportar as pressões externas, além do peso e das altas temperaturas do Golfo Pérsico, que podem atingir facilmente os cinquenta graus Celsius.

Durante o dia não era derramado cimento. No verão foi adicionado gelo à mistura de cimento, que era aplicada à noite, com o clima mais ameno. Para evitar que secasse rapidamente e se quebrasse, o concreto usado também era refrigerado uniformemente. O edifício conta com dois mirantes que oferecem vistas surpreendentes. O primeiro, localizado no 124º andar oferece o melhor ponto para contemplar Dubai. Já o segundo mirante, inaugurado recentemente, é considerado mais alto do mundo, roubando o posto da Torre Canton em Guangzhou.

Ele ocupa o 148º andar e localiza-se a quinhentos e cinquenta e cinco metros de altura, oferecendo uma vista surpreendente da cidade, que parece ser de miniatura vista dessa altura. Os números desta fantástica obra de engenharia realmente impressionam. A torre conta com cinquenta e sete elevadores, e está coberta com vinte e oito mil seiscentos e um painéis de cristal! Outro recorde desta magnífica obra é o de possuir o restaurante mais alto do mundo, que fica no 122º andar, a quatrocentos e quarenta e dois metros de altura.

Ele possui uma fachada de vidro com vista panorâmica para as águas do Golfo Pérsico. Aliás, outra curiosidade: para limpar todas as janelas do Burj Khalifa demoraria nada menos do que quatro meses! Outro detalhe que chama a atenção é que os construtores, preocupados com a segurança dos usuários do prédio, decidiram construir salas especiais para abrigar as pessoas em caso de incêndio ou ataque terrorista. Mas em breve o Burj Khalifa pode perder o posto de maior prédio do mundo.

Está em construção, com inauguração prevista para 2020, o The Tower at Dubai Creek Harbour, que segundo os responsáveis, ultrapassará os oitocentos e vinte e oito metros do atual recordista. Também está previsto para 2020 a inauguração do Kingdom Tower, que com quase um quilômetro de altura será o novo recordista em altura. Isto é, até que seja inaugurada uma obra ainda mais magnífica, que supere todas as demais!

José F. H. Ortiz

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: