Água, o recurso fundamental.

Água, o recurso fundamental.

Presente na estrutura corporal dos seres humanos e ocupando mais da metade de todo o planeta Terra, a água é o principal meio de vida de animais, vegetais e nós humanos, pois sem ela seria impossível a vida na terra. A importância da água engloba a disponibilidade de maneiras de preservação desse recurso tão importante para a vida dos seres vivos. Contudo, a maior parte da população ainda não se preocupa com a preservação desse recurso, talvez por estarem acostumados com a abundância em determinados locais.

Por outro lado, há países que sofrem com a falta de água potável. Segundo dados da UNESCO, a maioria desses países estão localizados no Oriente Médio, um deles é o Kuwait, no Golfo Pérsico. A água está presente no uso doméstico e é a principal base para a produção de bens de consumo, uma vez que está presente tanto no setor industrial quanto na produção de alimentos (agricultura). Portanto, reconhecer a importância da água e usa-la de forma racional é um dever de todos.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA DOS SERES HUMANOS

Mais de 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar, levar nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de eliminar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e urina. Está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso, realizada pelo corpo.

Ajuda na digestão por fazer parte da composição de substâncias importantes como o suco gástrico. A água está presente no liquido amniótico que protege a criança dentro do útero, evitando que o bebê seja atingido por impactos externos ao longo da gravidez, nos fluídos das articulações, a fim de evitar atrito entre os ossos, e em tantas outras funções.

Para que todo o organismo funcione de forma correta, é preciso repor toda essa água que está sendo usada pelos órgãos. Os médicos recomendam consumir de 2 a 3 litros de água por dia.

A RELAÇÃO DO CORPO HUMANO COM A ÁGUA:

  • Compõe 75% do cérebro;
  • Regula a temperatura do corpo;
  • Compõe 83% do sangue;
  • Remove as toxinas;
  • Compõe 22% dos ossos;
  • Amortece as juntas;
  • Ajuda a transportar nutrientes e oxigênio para as células;
  • Melhora o oxigênio para a respiração;
  • Ajuda a converter os alimentos em energia;
  • Protege e amortece os órgãos vitais;
  • Ajuda na absorção dos nutrientes;
  • Compõe 75% dos músculos…

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O PLANETA

Cerca de 70% do planeta Terra é formado por água, porém apenas 2,5% é composto por água doce. Além disso, uma parte desse pequeno percentual, cerca de 29%, estão armazenados em aquíferos, sob a forma de água subterrânea, o que nos faz perceber que a quantidade de água para o consumo é mínima diante da quantidade de água que realmente existe no planeta, e por isso a preservação é muito importante.

Na natureza a água é responsável por nutrir o caule das árvores e plantas, pela qualidade do solo, equilíbrio do ecossistema e por hidratar os animais. A água da chuva é responsável por encher os maiores reservatórios de água doce, de onde toda água própria para o consumo é retirada, a exemplo dos rios, lagos e açudes.

O USO DA ÁGUA NO DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA E INDUSTRIAL.

Na área industrial, em alguns casos, o volume de água utilizado chega a ser maior do que o volume de bens produzidos. Na agricultura, a água representa cerca de 90% da composição física das plantas e durante o período de crescimento dos vegetais. A perda desse recurso pode causar grandes prejuízos.

Antes de chegar as indústrias, casas e lavouras, a água passa por um processo de tratamento específico, armazenada em reservatórios até ser distribuída entre a população. Apenas 10% dessa distribuição fica disponível para abastecimento público.

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

Muitos dos problemas de contaminação da água são de responsabilidade das indústrias e da própria população. O crescimento desordenado das cidades faz com que muitos bairros sejam construídos próximos a locais onde há rios e lagos, o que contribui para que as pessoas, inconscientes da importância da água, descartem o lixo de forma imprópria.

O ideal seria que toda água utilizada fosse encaminhada para redes de tratamento de esgotos, mas nem sempre é isso que acontece. Nas grandes cidades é possível ver muitos esgotos a céu aberto, sem nenhuma probabilidade de reaproveitamento. Rios e mares poluídos, prejudicando o habitat natural de muitas espécies de animais, sobretudo os peixes, e o sustento dos que dependem da pesca para sobreviver.

No Brasil, rios como o Madeira e Cuiabá, localizados na região Amazônica, apresentam contaminação por minérios (metal e mercúrio) provenientes de garimpo e agrotóxicos de lavouras. Diante disso, o poder público e a população precisam se conscientizar sobre a importância da água e, juntos, elaborarem estratégias para combater os problemas ambientais que ameaçam a disponibilidade desse recurso no planeta.

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: