A origem, variedades e benefícios do limão.

A origem, variedades e benefícios do limão.

Citrus em latim quer dizer limão. Milenar, a grande maioria dos frutos cítricos tem origem na Ásia, nas regiões compreendidas entre a Índia e o Sudeste do Himalaia. Lá ainda é possível encontrar variedades silvestres primitivas de limoeiros.

O limoeiro inicialmente era um simples arbusto que se espalhava pelo Sudeste asiático. Existem diferentes versões de como o limão se tornou conhecido na Europa. Alguns dizem que foram levados pelos muçulmanos entre os séculos VII e IX, durante o período em que ocuparam parte do continente europeu e, a partir daí, a difusão foi muito rápida.

No entanto, há relatos de que os Romanos já conheciam o limão, usando-o como medicamento, mesmo antes de o fruto ser trazido pelos árabes. Outros afirmam que o limão só foi introduzido na Europa com as primeiras navegações dos Romanos em direção às Índias Orientais. De qualquer forma, nas Américas o limão chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis no século XVI.

Hoje o Brasil é o segundo maior produtor mundial dessa fruta. No Brasil, o limão é um fruto muito fácil de encontrar, gerado todo o ano em suas diversas variedades. Em geral, todas as variedades do limão apresentam aspectos básicos semelhantes, ficando a diferenciação na cor, tamanho, forma e textura da casca. Variam do verde escuro ao amarelo claro, passando pela laranja. Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas são:

LIMÃO TAITI – fruto robusto, formato arredondado, de coloração verde, polpa esbranquiçada, de qualidade menos ácida. É o limão de maior valor comercial no Brasil.

LIMÃO SICILIANO – trata-se do limão original, maior e mais alongado, com extremidades proeminentes, de cor amarela, casca grossa e menos suculento. Seu consumo é desaconselhável no Brasil por sua inadequação ao clima tropical, com um custo mais elevado e uma possível presença de agrotóxicos.

LIMÃO GALEGO – redondo, pequeno e muito suculento, de cor verde ou amarela clara, é rico em suco e sabor ácido, porém agradável. Bastante comum nos quintais do Nordeste e Centro-Oeste brasileiros.

LIMÃO CRAVO – uma variedade bem rústica, parecido com uma tangerina, cor laranja-avermelhada, sabor e aroma bem característicos e suco com alto teor ácido.

BENEFÍCIOS:

Uma vez que todas essas variedades de limão contém de 5% a 7% de ácido cítrico em seu suco fresco, todas podem ser consumidas ou usadas no preparo de alimentos e produtos terapêuticos. Rico em vitamina C ajuda a fortalecer as defesas do corpo na prevenção de várias doenças. Uma boa fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Possui varias propriedades benéficas ao organismo como:

  • Melhora consideravelmente a circulação sanguínea;
  • Ajuda na digestão;
  • Previne vários tipos de câncer;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Possui efeitos adstringentes;
  • Possui ação anti-bactericida e anti-viral;
  • Alivia dores de garganta, úlceras na boca e gengivites;

Além disso, o limão possui uma substância própria denominada limoneno, que protege o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres, entre outros vários benefícios à saúde. Seu uso na culinária é bem amplo, enriquecendo os sabores de muitos pratos.

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: