A maior eclusa do mundo

A maior eclusa do mundo

Localizada no Porto de Antuérpia, na Bélgica, a Eclusa de Kieldrecht foi inaugurada em 2016 a maior eclusa do mundo. Suas obras tiveram início em 2011 e o valor investido foi de trezentos e oitenta e dois milhões de euros.

A obra consumiu oitocentos mil metros cúbicos de concreto e cinquenta e cinco mil toneladas de aço reforçado, e demandou a escavação de oitocentos mil metros cúbicos de terra. Possuindo uma largura de sessenta e oito metros, e medindo quinhentos metros de comprimento, possui uma profundidade de 17,8 metros, sendo Kieldrecht, nestes quesitos, a recordista mundial.

Uma eclusa pode ser definida como uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Ela atua como um elevador, auxiliando os navios a transpor rios ou canais que possuem desnível no terreno, muitas vezes provocados pela construção de uma barragem ou hidrelétrica.

Quando o navio entra os portões são fechados. Se a embarcação for passar do ponto mais baixo para o mais alto, as comportas são abertas, inundando a eclusa e elevando o navio até o nível desejado para seguir viagem. Do contrário, quando há um desnível, a água dentro dela é escoada e a embarcação desce ao nível mais baixo para seguir seu percurso. Esse mecanismo funciona usando o peso da própria água, sem necessidade de nenhum outro tipo de energia.

As eclusas já eram usadas pelos chineses desde o século VII. Um detalhe curioso é que a Hidrelétrica de Três Gargantas, citada anteriormente, possui um tipo elevador gigantesco, que funciona como uma eclusa, e ajuda as embarcações a subirem cento e treze metros, uma altura equivalente a um prédio de cinquenta andares!

José F. H. Ortiz

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: