Walt Disney, o verdadeiro Empreendedor

Walt Disney, o verdadeiro Empreendedor

Walt Disney (1901-1966) foi um empresário norte-americano que fundou junto com o irmão Roy Disney, a Walt Disney Company. Criou o maior estúdio de animação de Hollywood, e os parques temáticos da Disney, na Califórnia, na Flórida, na França, no Japão e em Hong Kong.

Ele nasceu em Chicago, Estados Unidos, no dia 5 de dezembro de 1901, filho do empreiteiro Elias Disney e da professora Flora Call Disney. Com 7 anos já revelava talento para o desenho e com 14 anos ingressou no Kansas City Art Institute. Já aos 16 anos entrou para a Cruz Vermelha, onde era motorista de ambulância.

Com 18 anos retornou para Kansas City e iniciou a carreira de cartunista de propaganda, passando depois de um curto espaço de tempo a produzir filmes publicitários.

Em 1923, deixou Kansas City e partiu para Hollywood, levando um filme feito com a técnica de desenho animado e atores reais. Seu filme já era exibido nos cinemas, antes do filme principal. Junto com o irmão montou uma produtora e ofereceu seus filmes à distribuidora M. J. Winkler. Produziu “Alice” e em seguida “O Coelho Oswald”. Em 1925, casou-se com Lillian Bounds, uma de suas primeiras funcionárias.

Mickey Mouse

Em 1927 criou o ratinho, que foi batizado por sua esposa com o nome de Mickey Mouse“, e se tornaria um dos maiores sucessos de sua produtora.

Em 1929, Walt Disney criou os personagens “Pato Donald”, o “Pateta” e o “Pluto“, para contracenar com o “Mickey Mouse“. Em 1932 recebeu seu primeiro Oscar, com o filme “Flowers and Trees”.

Em 1939, lançou o primeiro longa-metragem animado, “Branca de Neve e os Sete Anões”, que foi sucesso de bilheteria e deu a seu autor o segundo Oscar. Outros longas foram criados, entre eles, “Pinoquio”, “Fantasia” e “Bambi.

Prosseguiu e criou “Cinderela”, que lhe rendeu uma fortuna. Seus estúdios produziram vários filmes, incluindo longas e filmes para televisão.

Em 1955 Walt Disney inaugurou o parque da Disneylândia, na Califórnia, e em 1961 fundou o Instituto de Artes da Califórnia, escola profissionalizante de nível universitário, localizada em Valência, a noroeste do centro de Los Angeles.

Walt Disney é a pessoa que venceu o maior número de Oscars na história, sendo 22 prêmios da Academia e 59 indicações. Também venceu sete Emmy Awards. Sr. Disney morreu de câncer de pulmão em 15 de dezembro de 1966, em Burbank, Califórnia. Ele deixou para trás um vasto legado:

Uma universidade (Califórnia Institute of the Arts – CalArts), numerosos curtas, documentários e filmes produzidos durante a sua vida; e a Walt Disney Company é hoje um dos maiores conglomerados e entretenimento do mundo. Sr Disney morreu antes da inauguração do parque Walt Disney World, na Flórida, que ocorreu em 1971.

Últimos anos:

Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um super parque de diversões situado em Anaheim, Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC.

Existe ainda um outro parque semelhante, chamado Walt Disney World, perto de Orlando, na Flórida, que foi inaugurado em 1971, após a morte de Disney. Quase todos os brinquedos, desfiles e espetáculos desses dois parques baseiam-se nos personagens dos filmes de Disney.

O cineasta, devido ao seu falecimento em 1966 não viveu para ver as atrações da Disney World, como o Epcot, o Magic Kingdom, os estúdios MGM (atual “Hollywood Studios”) e o Disney Animal Kingdom, além dos parques aquáticos.

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: