Ovulação e período fértil

Ovulação e período fértil

Trataremos de um tema que toda mulher deveria saber muito bem, um tema que aborda o funcionamento do corpo, a saude e o bem estar feminino. Boa leitura e fiquepordentro.com.br.

Por muito tempo, acreditamos que a ovulação feminina passava despercebida por ambos os sexos, mas pesquisas recentes mostraram que nossos instintos podem estar mais aflorados no nosso dia a dia do que imaginamos.

Mudanças no comportamento, no tom da voz, vestimentas e odor corporal mais atraentes foram apenas alguns indícios detectados em estudos feitos comparando o comportamento feminino durante a ovulação e em outros períodos.

Também nesse estudo, os homens mostraram-se mais atraídos pelo odor corporal da mulher que estava ovulando e responderam com níveis altos de testosterona. Mulheres comprometidas com homens menos atraentes sexualmente também mostraram-se mais propensas a observar homens sexualmente mais atraentes durante esse período, mesmo que conscientemente não estivessem dispostas à infidelidade.

Os cientistas concluíram ser uma maneira de considerar parceiros sexuais ‘alternativos”. Considerando uma teoria evolucionária em que a mulher inconscientemente detecta os genes “bons” que poderiam ser transmitidos para seu filho que então, teoricamente, teria maiores chances de transmitir os genes da mãe para outras gerações, visando o aumento de suas chances de sobrevivência e sucesso reprodutivo, justificando assim a possível escolha da mulher em dar “escapadas” apenas durante o período fértil, a fim de manter a segurança do parceiro fixo na família.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que as preferências por determinados tipos físicos também são alteradas com o período de ovulação, ocasião em que as mulheres se sentem mais atraídas por características físicas mais masculinas, comportamento dominante e determinado tipo de odor. Características essas que não são procuradas quando buscam um parceiro para um compromisso sério.

Um teste feito através do odor de camisetas usadas por diversos homens com diferentes tipos de aparência física também identificou que as mulheres, no período fértil, mostraram uma notável preferência pelo odor de homens com traços faciais e corporais mais simétricos, aparecendo aí novamente o instinto de reprodução e seleção. Somos muito mais parecidos com os demais mamíferos do que imaginávamos, não?

Portanto, além de conhecer a si mesma e compartilhar cudados com a saúde, alimentação e atividades físicas devem estar aliados aos bons hábitos da mulher, para que sua melhor qualidade de vida lhe permita uma vida mais plena.


master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: