O Etanol aumenta a potência do motor. Mito?

O Etanol aumenta a potência do motor. Mito?

A resposta é sim! É verdade que os carros flex, quando abastecidos com etanol, tendem a ter mais potência e torque em comparação aos que foram abastecidos com gasolina. Mas por que isso acontece? Na verdade o que faz o etanol proporcionar maior potência que a gasolina é a taxa de compressão do motor.

Ela pode ser definida como a relação entre o volume de ar e combustível dentro da câmara de combustão, quando os pinos estão levantados e também abaixados. Ela tem a característica de aumentar de acordo com o grau de pressão da mistura dentro do bloco.

Na verdade, a diferença principal entre os dois combustíveis é que o etanol dentro do motor não tem a mesma explosão que a gasolina. Assim, a queima do combustível é controlada pelo módulo do motor (ECM), que é uma espécie de cérebro que coordena várias atividades dentro dele. De acordo com a mistura de combustíveis, o módulo determina uma curva de avanço.

Se houver maior proporção de gasolina, essa curva seria mais suave exigindo menos esforço do conjunto mecânico. Se houver maior proporção de etanol, esta curva torna-se mais acentuada, o que acaba por exigir um esforço maior do conjunto mecânico, e consequentemente adiciona alguns cavalos a mais de potência.

Para termos uma ideia da diferença, a taxa de compressão dos carros a gasolina está na faixa de 9:1 (nove vezes o volume original). Já nos modelos movidos a etanol essa faixa é de 12:1. O veículo bicombustível possui uma taxa intermediária, em torno de 11:1. Desta forma o sistema de alimentação segue as características do carro a etanol, favorecendo o desempenho deste tipo de combustível.

Mas é importante saber que o desempenho superior do etanol em relação à gasolina leva a um consumo cerca de 30% maior de combustível, pois o poder calorífico do etanol, que é a quantidade de energia liberada em sua queima, é menor.

Os combustíveis aditivados por sua vez, não interferem no desempenho do motor, pois apenas se diferenciam dos combustíveis comuns pelo fato de limparem partículas de sujeira que ficam acumuladas. O único benefício em abastecer com esses combustíveis é que eles prolongam o tempo de vida útil do motor.

Devido à diferença dos preços entre o etanol e a gasolina, vale a pena pensar qual desses dois combustíveis seria mais viável utilizar, para que se obtenha o melhor desempenho a um custo mais atrativo.

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: