Cristo Redentor como você nunca viu!

Cristo Redentor como você nunca viu!

O Santuário do Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo O Cristo Redentor é uma estátua de Jesus Cristo, que com seus braços abertos, protege e abençoa a todos, fica no morro do Corcovado, parque Nacional da Tijuca, Alto da Boa Vista na Cidade de Rio de Janeiro. A estátua possui 30 metros de altura, foi edificada em cima de um pedestal de 8 metros e  a 709 metros acima do nível do mar. Sua construção começou em 1926, sendo inaugurada em 12 de outubro de 1931. A estátua segue o estilo Art Déco.

O material utilizado na construção é concreto armando, revestido por pedra-sabão. A estátua pesa 1,145 toneladas, e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo. Símbolo do Cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.

Em 2007 o Cristo Redentor foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em uma pesquisa feita em 2011 o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % como o maior símbolo da América Latina. Em 2012 a UNESCO o considerou como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de “Patrimonios da Humanidade”.

Idéia da Construção:

Em meados do ano de 1850 foi sugerida, pela primeira vez, a construção da estátua. Tinha-se em mente outros pontos para a instalação da estátua, como o Morro de Santo Antônio e o Pão de Açúcar, mas o padre Maria Boss sugeriu que fosse no Morro do Corcovado.

O monumento seria em homenagem à Princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II. Em Agosto de 1888 a Princesa Isabel não aceitou o pedido, pois achava que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro “Redentor dos Homens”, mas como em 1889 o Brasil se tornou uma República, com a separação entre a Igreja e o Estado, a ideia foi descartada.

Em 1920 foi feita uma segunda proposta de um estátua no topo da montanha. A Igreja Católica do Rio de Janeiro organizou um evento para recolher assinaturas em apoio à construção, e o Circulo Católico arrecadou doações.

Cristo Redentor com os braços abertos, que representa a paz, foi a obra escolhida como a estátua a ser construída. A equipe responsável foi a do engenheiro local Heitor da Silva Costa, quem projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski.

Foi tomada a decisão de construir a estrutura em concreto armado, e as camadas externas em pedra-sabão, pois são bem mais duráveis. Foram 9 anos de construção, com um custo equivalente a 3, 3 milhões de dólares na época. No 75 º aniversário da estátua do Cristo Redentor,  o Cardeal do Rio de Janeiro consagrou uma capela em homenagem a Nossa Sra Aparecida, a padroeira do Brasil, no pedestal de apoio da estátua. Isso permite que os católicos possam realizar batismos e casamentos no local.

Coração do Cristo:

Na Estátua é possível ver um coração, que é uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, medindo 1.30m. É a única parte da construção projetada pra dentro da imagem. Com esse símbolo no dia da Inauguração, todos os Brasileiros foram e continuam abençoados.

Desgastes e Reparações:

Em 1990 foram realizadas reparações na estátua, através de um acordo entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a empresa de mídia Rede Globo, a Shell do Brasil, o Ibama, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e o governo do estado.

Em 2003 foram instaladas escadas rolantes, passarelas e elevadores, para facilitar o acesso à estátua. Em 2010, o monumento foi lavado, a argamassa e pedra-sabão que cobrem a estátua foram substituídas, a estrutura interna de ferro foi restaurada e a estátua tornou-se à prova d’água. Essa reparação usou mais de 60 mil pedaços de pedras. Com a Reforma se fez uma nova inauguração, incentivando a Copa do Mundo em sua iluminação.

Acesso ao Monumento:

O Cristo Redentor pode ser acessado pelo Trem do Corcovado, estação no bairro do Cosme Velho, que possui uma grande estrutura, ou por vans, pois não à estacionamento no local. O monumento fica em área cedida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde há cobrança de ingresso para acesso.

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: