A maior hidrelétrica do mundo

A maior hidrelétrica do mundo

Três Gargantas, a maior usina hidrelétrica do mundo empregou em sua construção a incrível marca de quarenta mil trabalhadores, ao longo de dezessete anos. O custo estimado dessa construção foi de vinte e oito bilhões de dólares, porém o custo real é desconhecido.

Esse gigante da engenharia é considerado a estrutura de concreto de maior massa do planeta Terra! Em sua construção foram usados dezesseis milhões de metros cúbicos de concreto e aço. Isso seria suficiente para construir sessenta e três torres Eiffel. A barragem mede mais de 2,2 km de comprimento e o topo fica a cento e oitenta e cinco metros acima do nível do mar.

Localizada no Rio Yangtze, o mais longo da China, foi idealizada em 1919, porém começou a ser construída apenas em 1993. O objetivo desta magnífica construção era acabar com o déficit energético de Xangai e do delta do Rio Yangtze. A obra foi entregue com capacidade funcional plena em 2012.

Considerada a maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, em 2014 gerou 98,8 milhões de megawatts por hora, superando a Hidrelétrica de Itaipu, construída em parceria entre o Paraguai e o Brasil.

Para termos uma ideia em termos de comparação, a capacidade instalada de Três Gargantas é de 22,5 mil megawatts, contra os 14 mil megawatts de Itaipu. Ela possui trinta e quatro geradores, que pesam seis mil toneladas cada, e a capacidade total de energia de 22.500 megawatts é suficiente para atender sessenta milhões de chineses.

A China, motor da indústria mundial e com uma população que ultrapassou a marca de um bilhão e trezentos milhões de pessoas, necessita gerar altas quantidades de energia.

A construção dessa usina substituiu a queima de trinta milhões de toneladas de carvão por ano, trazendo certo alívio para as questões ambientais, por tratar-se de um tipo de energia limpa. Porém, nem tudo nessa obra é visto com bons olhos. Se por um lado as questões ambientais foram melhoradas com a substituição de geração de energia poluente, por energia limpa, por outro lado ninguém sabe o impacto que será causado a longo prazo.

Existe a percepção que as populações de peixes estão diminuindo e a poluição está aumentando, devido à barragem. Além disso, a pressão exercida pelo peso da barragem está provocando muitos deslizamentos de terra. Outro aspecto preocupante, diz respeito ao fato de que este reservatório está situado sobre duas linhas de falhas geológicas diferentes, e tem sido responsabilizado pelo aumento da atividade sísmica.

Existe ainda o temor de que, se eventualmente a barragem ruir em algum ponto, seja pela atividade sísmica ou algum enfraquecimento na estrutura, a inundação provocada seria em uma escala devastadora. Um desastre desses colocaria em risco a vida de milhares de pessoas.

José F. H. Ortiz

master

Envie-nos seu comentário

%d blogueiros gostam disto: